Acabar com o Sistema Nacional de Saúde?
Tuesday 9 February 2010
Sarah Michelle Gellar
Eu encho-me de urticária quando oiço alguém dizer que se devia acabar com o sistema nacional de saúde. Ah e tal, aquilo não funciona. Ah e tal, as listas de espera são enormes. Ah e tal, os médicos e enfermeiros que lá trabalham são uns incompetentes. Ah e tal, já fui muito mal tratada lá. Ah e tal, o meu pai foi vítima de erro médico. Odeio, odeio tudo isso. Porque quer-me parecer que essas pessoas das duas uma - ou não fazem ideia do que estão a dizer ou então nunca tiveram um problema de saúde realmente grave. A esses aconselho-os a irem uns tempos aos Estados Unidos e a ver realmente como é não ter um Sistema Nacional de Saúde. Sim, que os seguros de saúde são muito bonitos, mas quando toca a um problema grave, as despesas são mais do que muitas e a maior parte das pessoas não têm dinheiro para pagar um seguro que cubra tudo. Aliás, eu posso dizer que se morasse nos Estados Unidos e tivesse tido o problema de saúde que tive, estava neste momento a pedir esmola ou então já tinha morrido porque não tinha dinheiro para me tratar. E penso imensas vezes nisso.
O Sistema Nacional de Saúde funciona mal? Funciona. As listas de espera são enormes? É verdade. Na maior parte dos hospitais públicos não há organização? Verdade. Mas, apesar de tudo, quando lá vai alguém parar eles estão lá - excelentes médicos e excelente enfermeiros - e as coisas funcionam muito bem.
Das minhas três cirurgias, duas foram em hospitais públicos e uma no privado. Não vi diferença nenhuma, tirando a parte do conforto, claro. A simpatia e a competência das pessoas foi igual. E numa paguei mil e quinhentos euros já com o acordo com a minha seguradora, e nas outras não paguei nada. Portanto, há uma grande diferença.
É óbvio que os hospitais privados também são muito importantes. Eu para quase tudo recorro a eles (só nos assuntos relativos ao meu problema de saúde é que recorro ao público), mas apenas porque é tudo mais rápido, porque - é verdade - funciona melhor, e porque tenho seguro de saúde que me permite fazer isso. Mas há quem não o tenha e para esses e para quem precisa como eu já precisei, o sistema nacional de saúde continua a ser o melhor.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment